O Ministério da Economia confirmou que a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional sofreu um ataque hacker na noite de sexta-feira (13).
Em nota, a pasta afirma que "as medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada [...]. Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital", relata o jornal O Globo neste domingo (15). O ministério não detalhou o grau de dano provocado pela invasão.
De acordo com o Ministério da Economia, o sistema do Tesouro Nacional sofreu um ataque de ransomware, em que os invasores pedem um resgate, geralmente em forma de criptomoedas, em troca dos dados sequestrados (criptografados) do computador. Há um bloqueio para que o usuário invadido não consiga acessar os dados sequestrados.
"Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas", acrescenta a nota.
Em fevereiro, o Ministério da Saúde sofreu um ataque similar. Na ocasião, segundo a pasta, não houve vazamento de informações e a situação foi controlada pela equipe de segurança da informação.