Notícias do Brasil

'Gênio da comunicação política': Lula e outros petistas lamentam morte do marqueteiro Duda Mendonça

Duda Mendonça foi um dos maiores publicitários do país. Ele estava internado há cerca de dois meses em São Paulo. Ele tinha 77 anos e deixa quatro filhos e a esposa, Aline Mendonça.
Sputnik

O marqueteiro Duda Mendonça morreu aos 77 anos. A morte do publicitário foi confirmada pela família nesta segunda-feira (16). Ele estava internado em São Paulo, no hospital Sírio Libanês. Ele estava hospitalizado para tratar um câncer no cérebro e fazia quimioterapia. Em junho, Duda Mendonça foi diagnosticado com COVID-19 e precisou ser intubado. O corpo do marqueteiro será cremado.

Várias lideranças petistas lamentaram a morte de Duda Mendonça. Ele ficou conhecido principalmente por ter comandado a campanha eleitoral à Presidência da República vencida por Lula em 2002, com o slogan "Lulinha, Paz e Amor". O governador da Bahia, o petista Rui Costa, afirmou que o publicitário "teve o seu talento reconhecido no Brasil e no mundo".

​"Duda Mendonça foi um gênio da comunicação política. O seu trabalho na campanha de 2002 já está na história como uma das campanhas mais bonitas e sensíveis da nossa história. Em um momento em que o Brasil sofria com uma crise aguda, racionamento de energia e miséria, Duda Mendonça produziu filmes e mensagens de muita sensibilidade, de que a esperança venceria o medo. Aos seus familiares e amigos, meus sentimentos", lamentou Lula, em seu site.

José Dirceu, ex-ministro do governo Lula, afirmou em nota que hoje é "um dia de tristeza e dor pela morte do meu amigo Duda Mendonça, sempre presente e solidário nos momentos mais duros e difíceis que passamos juntos". O senador Jaques Wagner (PT-BA) disse que o marqueteiro deixou "como marca o brilhantismo nos trabalhos que realizou ao longo de sua trajetória".

​Entre as campanhas que liderou, se destacam a de Paulo Maluf à Prefeitura de São Paulo em 1992, e a de Lula para a presidência em 2002. Na Europa, Duda também ajudou a eleger o ex-primeiro-ministro português Pedro Santana Lopes. Duda Mendonça deixa quatro filhos e a esposa, Aline Mendonça.

Comentar