Todos os voos militares e civis foram interrompidos no aeroporto de Cabul por causa das multidões de civis que invadiram as pistas, disse nesta segunda-feira (16) o porta-voz do Pentágono, John Kirby.
"As forças militares dos EUA estão no local trabalhando ao lado de tropas turcas e outras tropas internacionais para limpar a área de pessoas. Não sabemos quanto tempo isso levará", afirmou Kirby, citado pela agência AFP.
O Pentágono confirmou nesta segunda-feira (16) que as forças norte-americanas mataram dois indivíduos armados no aeroporto de Cabul e que um militar dos EUA ficou ferido em dois incidentes de segurança separados.
Caos no aeroporto
Milhares de civis desesperados para fugir do Afeganistão lotaram o aeroporto de Cabul nesta segunda-feira (16) depois que o Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países) tomou a capital, o que levou os militares dos EUA a suspender as evacuações.
Multidões convergiram para o aeroporto em busca de fuga, incluindo alguns agarrados a um avião de transporte militar dos EUA enquanto ele taxiava na pista. Pelo menos sete pessoas morreram nesta segunda-feira (16) durante o caos da evacuação no aeroporto, informa a agência Associated Press.
O Talibã, por sua vez, afirma que mais de 60 pessoas foram detidas no aeroporto de Cabul sob suspeita de roubo.