Rússia estabelece condições para reconhecimento do novo governo afegão

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia está mantendo contato com as novas autoridades do Afeganistão, depois de o Talibã assumir o controle da capital e da maior parte do território afegão.
Sputnik

"A embaixada da Rússia em Cabul segue operando normalmente. Foi estabelecido contato de trabalho com os representantes das novas autoridades com o objetivo de assegurar a segurança da instituição russa no estrangeiro", segundo comunicado.

Anteriormente, o representante especial do presidente russo e diretor do Segundo Departamento da Ásia da chancelaria da Rússia, Zamir Kabulov, declarou que nesta terça-feira (17) o embaixador russo em Cabul, Dmitry Zhirnov, conduzirá um encontro na capital afegã com líderes do Talibã, onde discutirá a segurança da missão diplomática russa.

Além disso, o MRE russo determinou as condições para o reconhecimento do novo governo afegão.

De acordo com o MRE russo, o reconhecimento do novo governo afegão vai depender de como eles vão manter a ordem, as liberdades civis fundamentais e os direitos humanos.

Zamir Kabulov comentou a possibilidade de Moscou reconhecer o novo governo do país, ressaltando o critério que "eles não serão avaliados pelas palavras, mas sim pelas ações".

"Se o novo governo se comportar exatamente desta maneira e futuramente mantiver a ordem e liberdades civis fundamentais e direitos humanos, então isso significa que serão [reconhecidos]", afirmou durante entrevista ao canal Rossiya-24.

A Rússia não se apressará a reconhecer ou não reconhecer as novas autoridades do Afeganistão, a situação depende do comportamento do Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), revelou o alto funcionário russo.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou que a Rússia não pretende manter contato com qualquer grupo puramente terrorista no Afeganistão, mas o Talibã tem um escritório político.

Comentar