Cientistas chineses: tecnologia nuclear poderá ajudar a erradicar doenças transmitidas por mosquitos

Cientistas chineses conceituados deverão estar a um passo de conseguir controlar as doenças originadas por mosquitos, através da aplicação de tecnologia nuclear em projetos de erradicação.
Sputnik

A chefia da equipe de pesquisa disse que tal tecnologia é a única tecnologia biológica moderna com o potencial de erradicar mosquitos específicos em determinadas regiões, bem como controlar a transmissão de doenças vindas desses insetos, segundo o Global Times.

A técnica anti-mosquito utiliza radiação para extinguir a capacidade reprodutora dos mosquitos macho. Quando são devolvidos à natureza, já não serão capazes de produzirem descendência com as fêmeas selvagens.

Cientistas chineses: tecnologia nuclear poderá ajudar a erradicar doenças transmitidas por mosquitos
Esta técnica é vista como exemplo da "aplicação verde" de tecnologias nucleares, uma vez que tem uma eficácia forte e duradoura, sem criar danos de poluição química em outros animais, ou aumentar a resistência dos mosquitos a certos produtos, informou Wu Zhongdao, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear da Autoridade de Energia Atômica da China (CAEA, na sigla em inglês), citado na matéria.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que as doenças vindas de mosquitos vitimam mais de 700 mil pessoas por ano. Desse jeito, Wu acredita que a tecnologia descrita é essencial para ajudar na erradicação dessas doenças e de sua transmissão.

Comentar