Tartaruga gigante é flagrada pela 1ª vez devorando pássaro (VÍDEO)

Uma tartaruga gigante foi flagrada devorando um filhote de pássaro no "primeiro registro de caça deliberada em qualquer espécie de tartaruga".
Sputnik

Para se ser um caçador eficaz, não é necessário ser o animal mais forte, mais rápido ou ter um apetite carnívoro implacável, mas estar adaptado ao ambiente em que se vive.

Isso demonstrou a equipe de pesquisa que documentou pela primeira vez em vídeo uma tartaruga gigante, Aldabrachelys gigantea, caçando e engolindo um filhote de pássaro.

De acordo com Anna Zora e Justin Gerlach, autores de uma pesquisa publicada na segunda-feira (23) na revista Current Biology, o incidente ocorreu em julho de 2020 em Fregate Island, nas Seychelles, depois que um filhote de pássaro, que havia caído do ninho, foi perseguido lentamente pela tartaruga até finalmente ser devorado.

De acordo com a pesquisa, quando a tartaruga fêmea detectou a presença da ave sobre o tronco em que se encontrava, ela se aproximou diretamente até o pássaro com a boca aberta, preparada para atacar quando a presa estivesse a seu alcance.

Após se esquivar do primeiro ataque, o pássaro tentou enfrentar o réptil e tratou de bicá-lo, no entanto, pouco pôde fazer para deter o avanço da tartaruga que, após deixar o animal sem espaço para recuar, finalmente concluiu seu ataque e cravou as mandíbulas diretamente na cabeça da ave.

Para os cientistas, a maneira como o réptil se aproximou de sua presa sugere que já tinha experiência prévia em capturar pequenas aves, comportamento que pode ter aprendido e adotado depois de observar outros espécimes.

Nossa observação é a primeira documentação da caça deliberada em qualquer espécie de tartaruga, afirmam os autores do estudo.

Comentar