Astrônomos identificam novo tipo de exoplanetas que podem abrigar vida alienígena

É possível que exista vida em planetas que estiveram escondidos à vista dos astrônomos, aponta um novo estudo ao identificar um novo tipo de exoplanetas habitáveis, que denominaram de Hycean.
Sputnik

Este nome provém da junção de duas palavras em inglês, hidrogênio (hydrogen) e oceano (ocean).

De acordo com o estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Cambridge e publicado no The Astrophysical Journal, os Hycean são bem maiores em número que os planetas semelhantes à Terra e neles cientistas esperam encontrar bioassinaturas de vida nos próximos dois a três anos.

Estes planetas podem ser até 2,6 vezes maiores que a Terra e sua temperatura atmosférica poderá atingir 200 °C, mas as suas condições oceânicas poderiam ser semelhantes às que favorecem a vida microbiana nos oceanos da Terra.

Astrônomos identificam novo tipo de exoplanetas que podem abrigar vida alienígena

Estes planetas orbitam em torno de estrelas anãs vermelhas que estão localizadas a uma distância entre 35 e 150 anos-luz da Terra.

"Os planetas Hycean abrem um caminho completamente novo em nossa busca de vida em outros lugares", disse em comunicado o autor principal do estudo, Nikku Madhusudhan, do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge.

A equipe de pesquisadores também identificou uma amostra considerável de possíveis planetas Hycean: os candidatos serão estudados em detalhe com o Telescópio Espacial James Webb, cujo lançamento está previsto para finais deste ano.

Comentar