A gruta de Navalmaíllo, no município de Pinilla del Valle, na província de Madri, é o maior sítio paleolítico da região de cerca de 76 mil anos. Anteriormente, os cientistas descobriram que os povos antigos fabricavam ferramentas de pedra e acendiam regularmente fogueiras no local, mas ainda não se sabia exatamente para que servia o acampamento.
Agora os arqueólogos encontraram muitos ossos de animais com vestígios de cortes e chegaram à conclusão de que no local havia um campo de caça de neandertais, que usavam a caverna como base de trânsito entre áreas de caça e locais de assentamento permanentes, conforme o estudo publicado na revista Quaternary Science Reviews.
Acampamento de caça neandertal no centro da península ibérica: estratégias de subsistência de grupos de neandertais no sítio do Abrigo de Navalmaíllo (Pinilla del Valle, Madrid), caçavam principalmente grandes bovídeos e cervídeos.
Os pesquisadores sugerem que representantes de diferentes grupos de caçadores primitivos traziam suas presas para a caverna e as processavam para consumo posterior. Os neandertais caçavam principalmente touros selvagens e veados.
"Pudemos mostrar com alto grau de confiança que os neandertais de Navalmaíllo caçavam principalmente grandes bovinos e cervos que processavam no acampamento e depois transferiam para outro lugar de referência. Este aspeto é muito interessante, pois são muito poucos os acampamentos na península ibérica onde se pôde identificar este tipo de comportamento", segundo o autor principal do estudo, Abel Moclán.
As conclusões são baseadas em um grande complexo de estudos zooarqueológicos e tafonômicos, analisados usando modernos métodos estatísticos baseados em aprendizado de máquina.