Rússia moderniza estação de radar multifuncional de defesa antiaérea sem análogos no mundo

Rússia aperfeiçoou a estação de radar multifuncional Don-2N localizada na região de Moscou, informou à Sputnik o diretor-geral do consórcio Sistemas RTI, Yuri Anoshko.
Sputnik

"Atualmente ela [estação] está em fase de testes. Como resultado destes trabalhos mudaram suas capacidades funcionais", disse Anoshko no fórum militar Exército 2021.

De acordo com ele, foram melhoradas as características quantitativas e qualitativas, disse sem revelar mais pormenores.

O centro de comando do sistema Don-2N opera na base do novo sistema computacional Elbrus-90S com capacidade de executar cerca de 100 bilhões de operações por segundo.

A principal tarefa do Don-2N é detecção, rastreamento, seleção e cálculo de trajetórias de alvos balísticos, bem como apontar mísseis interceptadores para abater a ameaça.
Rússia moderniza estação de radar multifuncional de defesa antiaérea sem análogos no mundo

Antenas de matriz faseada colocadas nas arestas da instalação, que tem forma de pirâmide seccionada, escaneiam o espaço aéreo e o espaço exterior próximo à Terra em 4.000 quilômetros de azimute e 40.000 quilômetros de altura, sendo capazes de distinguir objetos do tamanho de uma bola de ténis.

Rússia implanta rede de estação de radar além do horizonte Konteiner

Além do mais, o diretor-geral da empresa disse que o Ministério da Defesa da Rússia decidiu implantar o sistema de estações de radar além do horizonte Konteiner, que consegue detectar aviões inimigos a uma distância de 3.000 quilômetros.

Especialista não especificou o número exato de estações a serem incluídas no sistema, mas indicou que elas "devem ser implantadas ao longo da nossa fronteira e fechar o respetivo espaço".

Segundo Anoshko, o radar Konteiner usa uma faixa de comprimentos de onda de uma dezena a centenas de metros, que são refletidos pela ionosfera, e com base nisto a estação é capaz de "espreitar" além do horizonte.

Comentar