Neste sábado (28), Blinken realizou conversações com presidente iraquiano, depois da quais Ned Price disse em declaração que os EUA estavam comprometidos com um Iraque estável e que Washington estava atento aos esforços do Iraque para realizar eleições justas em 10 de outubro.
"O secretário reiterou que a missão para derrotar o Daesh não terminou, mas está mudando para uma nova fase baseada nas capacidades reforçadas das forças de segurança iraquianas", afirmou Price, acrescentando que os "EUA, enquanto líder da coalizão global para derrotar o ISIS [Estado Islâmico] e parte da missão da OTAN no Iraque, continuará treinando, aconselhando e capacitando as forças iraquianas".
Operação dos EUA contra Daesh no Iraque não acabou e está entrando em nova fase, diz Blinken
© AFP 2023 / THOMAS COEX
Atualmente há cerca de 2.500 soldados norte-americanos no Iraque ajudando as forças locais a combater os remanescentes do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países).
Em julho, Biden disse que a missão de combate dos EUA no Iraque terminaria até o final deste ano. Após 31 de dezembro de 2021, estima-se que forças americanas passem a treinar e prestar assistência às forças iraquianas no combate ao Daesh e outros grupos terroristas.