Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 30 de agosto

Bom dia! A Sputnik Brasil está acompanhando as matérias mais relevantes desta segunda-feira (30), marcada pelo ataque de foguetes contra Cabul, pelo reinício do funcionamento do reator nuclear na Coreia do Norte e pelo furacão Ida nos Estados Unidos.
Sputnik

Pfizer cumpre entrega de 5,3 milhões de doses da vacina ao Brasil; estudo mostra transmissão de anticorpos contra a COVID-19 pelo leite materno

No domingo (29), a Pfizer concluiu a entrega de 5,3 milhões de doses da vacina anti-COVID-19 e alcançou assim 53 milhões de doses entregues ao governo federal. Cinco lotes da remessa chegaram em dois voos ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A farmacêutica ainda precisa enviar mais 47 milhões de doses do imunizante, dos 100 milhões de doses acordados pelo contrato fechado com a Saúde em março. Segundo o plano, as entregas vão ser cumpridas até o final de setembro. Além disso, um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP) constatou que os anticorpos contra o coronavírus podem passar para recém-nascidos pelo leite materno. A pesquisa revelou a presença de anticorpos no leite das mães lactantes imunizadas com a vacina CoronaVac, do Instituto Butantan. "O que o estudo mostra é que essa vacina também se incorpora ao repertório materno e a mãe vai passando esse anticorpo várias vezes ao dia ao bebê", esclarece os resultados da pesquisa a professora Magda Carneiro Sampaio, vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança do HC. Entretanto, o Brasil confirmou mais 278 mortes e 11.855 casos de COVID-19, totalizando 579.330 óbitos e 20.738.655 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 30 de agosto

Presidente da Fundação Palmares é acusado de perseguição ideológica

O Ministério Público do Trabalho denunciou o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, por discriminação, assédio moral e perseguição ideológica, em ação protocolada na sexta-feira (27). Relatos de 16 servidores e ex-funcionários revelam humilhação e terror psicológico na Fundação Palmares. A edição de ontem (29) do Fantástico, da TV Globo, citou um trecho da ação onde o ministério afirma que Camargo "contaminou todo o ambiente de trabalho e gerou terror psicológico" dentro da entidade, pedindo o afastamento do funcionário. O portal G1 cita várias declarações do presidente da Fundação Palmares, entre elas são: "Máquina zero obrigatória para a negrada"; "Negro de esquerda é burro"; "A escravidão foi terrível, mas benéfica para os descendentes". Sérgio Camargo assumiu o cargo por nomeação do presidente Jair Bolsonaro e é definido como um "negro de direita, antivitimista, inimigo do politicamente correto e livre", conforme cita o portal UOL.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 30 de agosto

Situação no Afeganistão: aeroporto em Cabul é atacado com foguetes

Pelo menos cinco foguetes foram lançados nesta segunda-feira (30) contra o Aeroporto Internacional Hamid Karzai na capital afegã, disse uma personalidade oficial ao ABC News. Os militares norte-americanos usaram o sistema antimísseis C-RAM, mas, conforme a emissora, ainda não é certo se todos os foguetes foram interceptados. Até o momento, não há informações sobre vítimas entre os militares norte-americanos. O incidente ocorreu depois que as forças dos EUA realizaram um ataque aéreo contra um veículo em Cabul no domingo (29). O porta-voz do Comando Central americano, capitão Bill Urban, confirmou que o ataque de drone foi destinado a eliminar a ameaça do Estado Islâmico-Khorasan (EI-K) (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) ao aeroporto. A mídia americana informou sobre a morte de nove pessoas, todas membros da mesma família, incluindo seis crianças, nesse ataque aéreo. Entretanto, a evacuação do país continua: quase todos os funcionários da embaixada americana no Afeganistão já deixaram o país no domingo (29). Um dos passos diplomáticos foi o acordo entre os Estados Unidos e mais 97 países e o Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), conforme o qual estes países prometem receber os refugiados do país após a saída das tropas americanas. Os talibãs, por sua vez, prometeram que os estrangeiros e afegãos que tenham autorização de viagem ou vistos poderão deixar o país. A China, a Rússia e o Brasil não assinaram o documento.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 30 de agosto

Coreia do Norte reinicia reator nuclear para fabricar armas atômicas, relata OIEA

A Coreia do Norte teria voltado a colocar em funcionamento um reator nuclear que supostamente produz plutônio para a fabricação de armas atômicas, declarou a organização da ONU em seu relatório anual, publicado na sexta-feira (27) e citado pela agência Reuters. Os sinais de funcionamento no reator do Centro de Pesquisa Científica Nuclear de Yongbyon, considerado capaz de produzir plutônio para armamento, foram registrados pela primeira vez desde 2018, conforme o relatório da Organização Internacional de Energia Atómica (OIEA). A organização não tem acesso à Coreia do Norte desde 2009 quando Pyongyang expulsou seus inspetores. Agora a OIEA monitora o país de longe, em grande parte através de imagens de satélite. Imagens registradas por satélites mostram uma descarga de água, apoiando a conclusão de que o reator está funcionando novamente, disse Jenny Town, diretora do projeto 38º Norte, com sede nos EUA, que monitora a Coreia do Norte. "Não há como saber por que o reator não estava operando anteriormente, embora tenham estado em curso trabalhos no reservatório de água ao longo do ano passado para garantir suficiente quantidade de água para os sistemas de refrigeração", disse. No relatório, a agência afirmou que o trabalho aparente durante cinco meses, de meados de fevereiro ao início de julho, sugere que um lote completo de combustível irradiado foi manuseado, em contraste com o tempo mais curto necessário para o tratamento ou manutenção dos resíduos.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 30 de agosto

Furacão Ida devasta os Estados Unidos

O presidente Joe Biden aprovou uma declaração de desastre para o estado de Louisiana, atingido pelo poderoso furacão no domingo (29). "Hoje [29], o presidente Joseph R. Biden Jr. declarou a existência de um grande desastre no estado de Louisiana e ordenou a ajuda federal para complementar os esforços de recuperação estaduais, tribais e locais nas áreas afetadas pelo furacão Ida a partir de 26 de agosto de 2021", informou a Casa Branca no domingo (29). Anteriormente, foi registrada a primeira vítima mortal por queda de árvore, segundo personalidades oficiais. De acordo com o Centro Nacional de Furacões, o Ida passou de furação a tempestade de categoria 2 no domingo, mas ainda representa perigo. Mais de um milhão de casas no estado ficaram sem energia. Além disso, no Mississippi, mais de 40 mil pessoas ficaram sem eletricidade, enquanto o rio Mississipi em Nova Orleans reverteu parcialmente seu fluxo, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. As autoridades de emergência de Nova Orleans também anunciaram que a cidade, de cerca de 384.000 habitantes, ficou sem energia devido a danos causados pelo furacão Ida. Biden aprovou declarações de estado de emergência para Louisiana e Mississippi na sexta-feira (27) e no sábado (28), respetivamente.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 30 de agosto

Roscosmos concorda com proposta de criar uma nova estação orbital russa

A Corporação Estatal de Atividades Espaciais Roscosmos concordou com uma proposta da empresa RSC Energia para criar uma nova estação orbital nacional, informou na segunda-feira (30) o representante da Roscosmos, Vladimir Ustimenko. A Rússia planeja se retirar do projeto da Estação Espacial Internacional a partir de 2025 e tem intenção de construir sua própria estação. A nova instalação orbital tripulada será criada em duas fases e sua construção pode ser completada já em 2035. "Estamos absolutamente de acordo que é necessário começar a construir uma estação de serviço orbital russa", disse Ustimenko. Recentemente, a Roscosmos realizou uma sessão do seu Conselho Científico e Técnico, durante a qual foram apresentados os materiais do projeto, adicionou ele. "O relatório sobre a necessidade de início dos trabalhos na nova estação foi enviado ao governo. Seu primeiro módulo é suposto ser um módulo científico e de energia", acrescentou.

Comentar