Os vídeos não verificados, publicados nas redes sociais, mostram helicópteros Black Hawk fabricados nos EUA sobrevoando as ruas da cidade de Kandahar.
Assista: Talibã supostamente voando com um helicóptero Black Hawk fabricado nos EUA sobre Kandahar, Afeganistão.
As cenas supõem que o Talibã (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países) estaria operando helicópteros UH-60 Black Hawk para realizar patrulhamentos aéreos no Afeganistão.
Eu juro que não sei o que está acontecendo aqui.
Em ambos os vídeos a data do registro permanece um mistério. Com o Talibã obtendo armamentos massivamente nos últimos meses, diversas imagens e vídeos surgiram mostrando os militantes portando equipamentos militares deixados pelas tropas norte-americanas.
"O Talibã agora possui mais helicópteros Black Hawk do que 85% dos países do mundo", afirmou o deputado Jim Banks, ressaltando que os EUA deixaram para trás bilhões de dólares em equipamentos, tais como óculos de visão noturna, suprimentos médicos, coletes e dispositivos biométricos com as impressões digitais dos afegãos que ajudaram os EUA nos últimos anos.
Por sua vez, o general Kenneth F. McKenzie Jr., comandante do Comando Central dos EUA, garantiu que as tropas norte-americanas "desmilitarizaram" a maior parte dos equipamentos, incluindo os sistemas contra foguetes, artilharia e morteiros, para que não fossem utilizados pelos talibãs.