"Nossos mísseis Kinzhal […] são, em primeiro lugar, de alta precisão – atingem o alvo a partir de uma grande distância. Além disso, têm alta velocidade – interceptar este míssil é praticamente impossível. Por enquanto, atualmente não há contramedidas para nossos mísseis", afirmou Chemezov.
De acordo com o jornal Izvestia, no final de agosto foi revelado que os caças MiG-31K portadores de mísseis hipersônicos Kinzhal serão dotados de um sistema de controle cujo objetivo é manobrar o avião no momento do lançamento, ele irá colocar a aeronave no modo de voo, velocidade e altitude requeridos.
Segundo fontes, todas as aeronaves entregues à Força Aeroespacial da Rússia serão equipadas com o novo sistema de controle.
O Kinzhal é uma versão modificada do míssil balístico do sistema Iskander adaptada para lançamento a partir de bombardeiros Tu-22M3 e caças MiG-31K.
O projétil é capaz de atingir a velocidade máxima de Mach 10 e pode ultrapassar de forma garantida todos os sistemas de defesa antiaérea e antimísseis existentes, transportando ogivas nucleares e convencionais a distâncias de até dois mil quilómetros.