Nesta sexta-feira (3), a polícia da Noruega apreendeu um grande número de artefatos arqueológicos desaparecidos, incluindo o que se presume ser tabuinhas cuneiformes da antiga Mesopotâmia perdidos por autoridades iraquianas, segundo a Reuters.
Tabuinha cuneiforme da antiga Mesopotâmia encontrada na Noruega, 24 de agosto de 2021
© NORWAY POLICE
Os objetos foram encontrados pela Autoridade Nacional Norueguesa para Investigação e Processamento de Crimes Econômicos e Ambientais (Oekokrim, na sigla em norueguês), que auxiliou o Ministério da Cultura da Noruega na busca.
"No total, quase 100 objetos significativos para o patrimônio cultural global foram apreendidos. Os mesmos agora estão sendo examinados por especialistas para determinar sua autenticidade", disse a Oekokrim em comunicado citado pela mídia.
De acordo com a mídia, os itens faziam parte de uma coleção particular no país norueguês e, embora várias testemunhas tenham sido interrogadas, não houve acusações criminais.
Artefatos apreendidos encontrados pela polícia da Noruega, na região de Viken, em 24 de agosto de 2021
© REUTERS / Polícia da Noruega
O Iraque é o local da antiga Mesopotâmia, uma região que abriga muitas civilizações antigas, incluindo a da Suméria que desenvolveu o cuneiforme, um dos sistemas de escrita mais antigos do mundo.