Na segunda-feira (30), os EUA concluíram a retirada das suas tropas do Afeganistão após 20 anos de ocupação. Com tantos anos de presença no país da Ásia Central, equipamentos e veículos militares norte-americanos chegaram ao país em grande quantidade.
Agora, com a saída, os soldados estadunidenses começaram a deliberadamente destruir veículos militares no aeroporto de Cabul em uma tentativa de torná-los inoperantes antes de cair nas mãos do Talibã.
Em imagens registradas pelo usuário do Facebook Michael Markland, considerado um soldado dos EUA em Cabul, é possível ver militares destruindo carros, rádios, computadores de bordo, entre outros objetos.
Também na segunda-feira (30), o general Kenneth McKenzie, chefe do Comando Central dos EUA (USCENTCOM, na sigla em inglês), garantiu aos repórteres que as forças dos EUA desativaram uma série de veículos blindados, aeronaves e outros equipamentos no aeroporto de Cabul antes de embarcar nos últimos voos de retirada.
"Desmilitarizamos esses sistemas para que nunca mais sejam usados. [...] Eles nunca mais poderão ser operados por ninguém", frisou o general.
Entretanto, é possível ver em outras imagens militantes do Talibã utilizando um helicóptero norte-americano apreendido.
Os Estados Unidos e seus aliados, em sua maioria membros da OTAN, invadiram o Afeganistão no final de 2001, após os ataques terroristas de 11 de setembro, sob o pretexto da recusa do Talibã em extraditar o líder da Al-Qaeda (organização terrorista proibida na Rússia e em diversos países), Osama bin Laden, mandante do ataque ao país norte-americano.