De acordo com a fonte, tudo aconteceu durante a noite e as forças de resistência recusaram-se a se render.
O distrito estrategicamente importante de Khenj, bem como o de Anaba, localizados na província de Panjshir, estão sob o controle do Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países), informou neste sábado (4) o porta-voz do movimento, Bilal Karimi, em sua conta no Twitter.
"As últimas notícias dizem que Khenj, a área mais estratégica de Panjshir, e a área de Anaba, perto da capital provincial, também foram completamente tomadas, faltando apenas [tomar] o edifício principal do distrito de Abshar", escreveu Karimi.
Forças de resistência em Panjshir, Afeganistão
© Foto / Assessoria de Imprensa da Resistência Nacional
Desta maneira, os talibãs agora controlam quatro distritos da província, afirmou o porta-voz, acrescentando que os combatentes estão se dirigindo para o centro provincial.
Nesta sexta-feira (3) Karimi disse que o Talibã tinha passado a controlar Paryan, o maior distrito da província de Panjshir.
No entanto, Fahim Danesh, representante das forças de resistência, negou a tomada de Paryan pelo Talibã.
Na quinta-feira (2), a mídia informou, citando uma fonte talibã, que o movimento tinha decidido iniciar uma operação militar contra as forças da Frente de Resistência na província de Panjshir após as negociações com o líder da resistência, Ahmad Massoud, terem fracassado.
No início de agosto, o Talibã intensificou os seus ataques contra as forças do governo afegão. O grupo entrou em Cabul, a capital do país, em 15 de agosto, assumindo o controle do palácio presidencial no dia seguinte, declarando que a guerra no Afeganistão havia terminado e que logo seria estabelecida o nova forma de governo do país.