Embaixador alemão na China morre de repente poucos dias após tomar posse

O embaixador da Alemanha na China, Jan Hecker, morreu pouco dias após a posse, informou o Ministério das Relações Exteriores alemão nesta segunda-feira (6).
Sputnik
As bandeiras da Alemanha e da União Europeia foram colocadas a meio mastro na embaixada alemã em Pequim hoje (6). A chanceler Angela Merkel disse que ficou "profundamente chocada" com a morte de Hecker.
"É com profunda tristeza e desânimo que soubemos da morte súbita do embaixador alemão na China, professor doutor Jan Hacker. Nossos pensamentos neste momento estão com a família e as pessoas que foram próximas dele", declarou a chancelaria alemã.
O comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha não revelou os detalhes da morte do embaixador. Hecker tinha 54 anos, era casado e tinha três filhos.
A chancelaria da China apresentou condolências a propósito da morte do diplomata. O porta-voz chinês, Wang Wenbin, disse que o embaixador alemão "promoveu ativamente as relações bilaterais" após ter assumido a nova posição.
Hecker chegou a Pequim em 1º de agosto e, em 24 de agosto, apresentou suas credenciais ao chefe do Departamento de Protocolo do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong Lei, após ter cumprido quarentena.
A nomeação de Hecker como embaixador na China foi considerada pelos analistas como um passo de Merkel para estabilizar e continuar a interação com Pequim, conforme o South China Morning Post.
Comentar