Ambos navios foram desenvolvidos pela empresa Lung Teh Shipbuilding Company no âmbito do plano governamental para aumentar as capacidades de ilha de construir seu próprio armamento.
A presidente taiwanesa Tsai Ing-wen disse que o lançamento da Ta Jiang e a entrega do navio mineiro são uma prova sólida da capacidade do país de construir navios de guerra avançados para proteger Taiwan.
"Em menos de um ano, a Marinha não apenas recebeu a Ta Jiang, mas também concluiu vários testes de prontidão de combate do navio. Junto com a entrega do navio mineiro de alta velocidade, tais registros valem a pena ser encomendados", afirmou Tsai, citada pelo South China Morning Post.
A presidente taiwanesa adicionou que os navios acabam com todo o cepticismo de que Taiwan não é capaz de construir navios de guerra avançados. Com a capacidade furtiva aumentada, melhor estabilidade e poder de ataque antiaéreo mais avançado, o comissionamento da corveta reforçará a capacidade de dissuasão da Marinha para proteger Taiwan.
Lançada à água pela primeira vez em dezembro, a corveta Ta Jiang tem velocidade máxima de 45 nós (83 km/h), deslocamento de 700 toneladas e alcance operacional de 1.800 milhas marítimas.
A corveta é equipada com mísseis antinavio Hsiung Feng 2 e 3 e mísseis antiaéreos Hai Chien 2. O navio possui canhões de 76 milímetros, um sistema de armas para defesa aproximada Phalanx e metralhadoras T-74. A corveta pode evitar a detecção com sua tecnologia stealth.
O novo mineiro se encaixa bem na estratégia de defesa assimétrica, dado que o navio é projetado para plantar minas automaticamente em altas velocidades e enfrentar ataques de veículos anfíbios que tentar desembarcar em Taiwan, conforme o presidente da fabricante Lung Teh Shipbuilding Company, Huang Shou-chen.
O mineiro tem velocidade máxima de 14 nós (25 quilômetros por hora), comprimento de 41 metros, boca de 8,8 metros e deslocamento total de 347 toneladas. Além de minas marítimas, a embarcação é equipada com um canhão T75 de 20 milímetros e duas metralhadores T74, segundo os responsáveis da Marinha.