Determinada idade de monumento gigante com relevos de camelos na península Arábica (FOTO)

Relevos no Sítio de Camelos na península Arábica
Arqueólogos analisaram os relevos do Sítio de Camelos no norte da península Arábica e determinaram que o monumento pertence ao Neolítico.
Sputnik
Uma equipe de pesquisadores internacional realizou pela primeira vez a datação do monumento no norte da península Arábica, de acordo com um estudo publicado na revista Journal of Archaeological Science Reports.
Os cientistas usaram vários métodos, como a avaliação de erosão e espectrometria de fluorescência de raios X portátil (pXRF, na sigla em inglês). Além disso, foi realizada datação por radiocarbono de fósseis e utensílios encontrados perto do monumento.
A análise mostrou que os relevos foram criados usando ferramentas de pedra no milênio VI a.C. Naquela época a paisagem eram prados semelhantes a savanas com lagos e árvores isoladas, onde os povos pastoreavam bovinos, ovinos e caprinos. Em redor havia camelos e equídeos selvagens.
Os especialistas sugerem que cada relevo foi feito em 10 a 15 dias. Durante esse tempo, as ferramentas de pedra eram afiadas ou substituídas por várias vezes. Provavelmente, o monumento teria sido criado por um grupo grande de pessoas.
Relevos no Sítio de Camelos na península Arábica
Relevos no Sítio de Camelos na península Arábica
"Agora podemos ligar o Sítio de Camelos a um período pré-histórico, quando as populações de pastores do norte da Arábia criavam arte rupestre e construíam grandes estruturas de pedra chamadas mustatils", conforme os cientistas.
"O Sítio de Camelos é por isso parte de um padrão de atividade mais amplo, onde os grupos frequentemente se reuniam para estabelecer e marcar lugares simbólicos", revelaram pesquisadores.
Comentar