O vice-primeiro-ministro informou sobre o início das entregas do sistema russo S-500 para as Forças Armadas da Rússia. Borisov destacou que ainda nem todas as configurações do sistema estão sendo entregues, mas não revelou de que modificações se trata.
A Índia pode se tornar o primeiro país a comprar o mais novo sistema russo, no entanto, as entregas serão discutidas apenas após os S-500 serem fornecidos ao Exército da Rússia.
"Mas ainda não temos acordos no plano prático. E isso é uma prática comum – até preenchermos nossas Forças Armadas [com os sistemas], não vendemos para o exterior", afirmou Borisov.
Após o início das entregas em série do S-500, o Exército russo precisará de autorização do presidente Vladimir Putin para fornecer os sistemas ao exterior. Borisov sublinhou que não haverá entregas nos próximos anos.
O vice-premiê russo destacou que a Rússia e Índia têm uma colaboração de muitos anos no âmbito de vendas e desenvolvimento conjunto de armamentos.
A Rússia organizou a produção licenciada na Índia de tanques T-90, aviões Su-30MKI, a fabricação conjunta de mísseis BrahMos e estão sendo realizadas negociações sobre fabricação de helicópteros Ka-226T.
O S-500 Prometei, também conhecido como Triumfator-M, é um sistema de nova geração de sistemas de mísseis antiaéreos. S-500 pode interceptar alvos a longa distância e em grande altitude, tendo um potencial aumentado de defesa contra mísseis. O alcance do S-500 é de cerca de 600 quilômetros.
O sistema russo pode destruir mísseis balísticos, alvos aerodinâmicos (aviões helicópteros etc.) e também mísseis de cruzeiro.
Suas características ultrapassam as do sistema russo S-400 que está em serviço e de seu concorrente norte-americano Patriot Advanced Capability-3.