Cientistas descobrem quando humanos começaram a usar roupa

Em uma caverna na costa de Marrocos os arqueólogos descobriram mais de 60 ferramentas que os humanos antigos usaram para fazer roupa de couro e pele. As descobertas têm entre 90 mil e 120 mil anos.
Sputnik
Os pesquisadores que estudavam a antiga caverna de Contrebandiers em Marrocos encontraram cerca de 12 mil fragmentas de ossos de animais. Pelo menos 60 deles foram identificados como ferramentas para retirar e processar a pele de animais, segundo um estudo publicado na revista iScience.
Perto das ferramentas foram encontrados ossos de pequenos animais peludos (raposas, chacais e gatos selvagens, entre outros) com marcas que indicam que os animais foram esfolados para obter sua pele, e não a carne.
Os ossos de outros animais de maior porte têm marcas que indicam que foram caçados para obter sua carne também.
"A combinação de ossos de predadores com marcas de retirada de pele e ferramentas de osso, que provavelmente foram usadas para processar a pele, são provas circunstanciais bem credíveis da mais antiga produção de roupa no registro arqueológico", afirmou uma dos autores do estudo, Emily Hallett.
"Mas, considerando o nível de especialização, estas ferramentas provavelmente fazem parte de uma tradição mais antiga cujos exemplos ainda não foram encontrados", disse.
Os pesquisadores compararam as ferramentas da caverna de Contrebandiers com as de outros estudos e descobriram que têm as mesmas formas e marcas.
A ferramenta de osso mais antiga tem 120 mil anos. É a evidência mais antiga até a data de surgimento da cultura de fabricação de roupa e de ferramentas para sua produção.
Comentar