Desenterram em cidade russa peças de jogo de tabuleiro de legionários romanos de 1.700 anos (FOTOS)

No local da construção de uma rodovia perto da cidade russa de Kaliningrado, arqueólogos desenterraram uma necrópole que data dos séculos III-VII d.C.
Sputnik
De acordo com as informações da Autoridade Rodoviária Federal Noroeste, pesquisadores descobriram muitos artefatos, entre os quais fíbulas de bronze e prata dos antigos éstios – ancestrais dos prussianos, vários objetos de armamento, moedas romanas e vasos de cerâmica.
Mas o artefato achado mais interessante são fichas de vidro utilizadas em um jogo de tabuleiro popular entre os séculos I-IV d.C. e chamado ludus latrunculorum, em latim, ou latrúnculo, em português. Latrúnculo era jogado na Roma Antiga, sendo uma síntese de damas e xadrez, no entanto, até agora não se sabe como eram exatamente suas regras.
"[Este jogo] era popular nos territórios do Império Romano e nas terras habitadas por bárbaros: atuais Alemanha e Polônia e os países escandinavos. Ele é citado inúmeras vezes pelos autores romanos, mas as regras do jogo são desconhecidas", disse Konstantin Skvortsov, chefe das escavações arqueológicas do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia.
Trata-se de uma descoberta única – quase uma centena de fichas de vidro romano perfeitamente preservadas em um saco que pertenciam a uma pessoa. De acordo com cientistas, normalmente são encontradas entre 10 a 30 peças. Na região de Kaliningrado esta é a primeira descoberta deste tipo em 170 anos.
Após a conclusão dos trabalhos arqueológicos, os artefatos serão transferidos para um dos museus da cidade.
Comentar