"Decidimos ir mais longe ainda: criar um fuzil de grande calibre com munição universal da OTAN de .50 bmg (12,7 99 milímetros), que é utilizada em uma ampla gama de armas, desde espingardas até metralhadoras. Este fuzil poderá disparar a uma distância recorde de 2,5 a 3 quilômetros", explicou.
Baimetov observou que os testes do fuzil devem começar no início de 2022. Segundo ele, esta arma está sendo desenvolvida para exportação, mas o projeto já suscitou interesse das forças de segurança russas.
O interlocutor salientou que se trata de uma arma para usar em condições reais de combate, que poderá atingir alvos nestas distâncias não em casos isolados, quando o objetivo é estabelecer um recorde, mas de forma regular.
"Nossos parâmetros indicados sugerem que os franco-atiradores serão capazes de atingir alvos a uma distância de cerca de 2,5 km com disparos precisos e essa será a regra e não a exceção. Atualmente, ninguém na Rússia produz armas de combate desta classe", comentou projetista-chefe.
Para comparação, Baimetov se referiu à arma mais popular desenvolvida pela empresa, o T-5000 - fuzil de alta precisão com um alcance de 1,6 km.
O T-5000 foi elaborado com colaboração de atiradores profissionais. Essa arma pode ser utilizada de dia ou de noite e em todas as condições meteorológicas com alta precisão de tiro e a grandes distâncias.