As Forças Armadas do Irã exibiram na manhã de segunda-feira (20) novas tecnologias militares nacionais, escreve a agência iraniana Mehr.
Em uma cerimônia de demonstração, na qual esteve presente Hossein Salami, comandante-em-chefe do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), foram mostrados robôs projetados para combater ameaças de bombas.
O robô Raad-1 pode identificar e neutralizar dispositivos explosivos, tendo sido desenvolvido como tentativa de melhorar a tecnologia militar de Teerã em meio às sanções dos EUA e do Ocidente.
Outro robô que apareceu na exibição, o submersível Younes, pode monitorar e identificar as superfícies submersas de navios e plataformas petrolíferas, entre outras tarefas que podem ser exigidas pelas equipes de inspeção do Irã.
Os robôs foram revelados como parte de uma exposição maior, mostrando os sucessos da autossuficiência do Irã, e serão entregues para uso em bases do IRGC pelo país afora, diz a Mehr.
No início de setembro, o Irã saudou o final de uma viagem na qual dois navios, desenvolvidos no país, entraram no oceano Atlântico pela primeira vez e atravessaram as águas das "potências arrogantes" a caminho de São Petersburgo, Rússia, para participar de um desfile do Dia da Marinha russa, antes de retornar ao golfo Pérsico. O termo "potências arrogantes" é usado no Irã para se referirem aos EUA e seus aliados ocidentais e israelenses.