De acordo com os engenheiros, citados pelo jornal South China Morning Post, estes drones norte-americanos apresentam restrições críticas de desempenho.
Para os engenheiros, o veículo aéreo não tripulado de combate apresenta deficiências na manobrabilidade para disparar, bem como na eficiência de abastecimento.
A análise foi realizada com base em informações disponibilizadas abertamente, fotos do drone e através da tecnologia de engenharia reversa.
Uma das maiores falhas apontadas pelos engenheiros chineses é que o drone pode suportar apenas 1,7 vez a força da gravidade.
XQ-58A Valkyrie libera, pela primeira vez, o pequeno drone ALTIUS-600 durante teste de voo no Arizona
© Foto / Força Aérea dos EUA
Geralmente, uma aeronave de combate suportaria uma força de retenção de pelo menos sete vezes ou mais a força da gravidade.
O veículo aéreo não tripulado de combate XQ-58A Valkyrie, desenvolvido pela companhia Kratos, é um drone de baixo custo que cabe dentro de um contêiner de transporte padrão e responde a uma tendência mundial crescente para este tipo de arma, tornando qualquer navio porta-contêineres uma ameaça potencial e imprevisível.
A empresa de drones sediada na Califórnia desenvolveu o XQ-58A para o programa Demonstração de Ataque de Atrito de Baixo Custo (Low Cost Attritable Strike Demonstration) da Força Aérea dos EUA.
O Valkyrie tem como um dos objetivos auxiliar o trabalho de caças de combate.