O Grupo Comporte, que detêm a companhia aérea Gol, adquiriu ou pediu emprestados 250 aviões elétricos de decolagem e pouso vertical à empresa de arrendamento de navios irlandesa Avolon, relata a Gol, citada na terça-feira (21) pelo Valor Econômico.
As aeronaves, que deverão ser VA-X4, e usar uma malha aérea brasileira, deverão ser certificadas a partir de 2024, e é planejado que comecem a chegar a partir de 2025, diz a Gol, segundo a qual, o acordo não é vinculante.
Os aviões VA-X4 podem transportar até quatro passageiros e um piloto, com alcance de 160 quilômetros e velocidade máxima de 320 km/h. Além disso, os VA-X4 produzem 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de decolagem e pouso.
Para começar, será necessário realizar um estudo de viabilidade, incluindo a certificação da aeronave e análise da infraestrutura necessária para operar o eVTOL com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e outras autoridades aeronáuticas.
"O acordo com a Avolon e o Grupo Comporte faz parte, também, da estratégia comercial da Gol de expandir seletivamente no mercado de transporte aéreo regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos", diz a empresa brasileira.