Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu a região de Bío-Bío, a noroeste da província de Arauco, no Chile, informou nesta terça-feira (21) o Centro Sismológico Euro‑Mediterrânico (EMSC, na sigla em inglês). A informação foi confirmada pelo Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. Não há relatos de danos ou vítimas.
Relatório preliminar de terremoto no sul do Chile
De acordo com a conta oficial no Twitter do Gabinete Nacional de Emergências do Ministério do Interior e Segurança Pública (ONEMI, na sigla em espanhol) do Chile, as características do terremoto "não atendem às condições necessárias para gerar um tsunami na costa do Chile".
SHOA [Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada do Chile] indica que as características do terremoto NÃO atendem às condições necessárias para gerar um tsunami na costa do Chile.
Minutos após o primeiro sismo, o Centro Sismológico Nacional registrou outro terremoto, de magnitude 6,6, localizado 159 quilômetros a noroeste de Lebú, na zona central do Chile.
Em 13 de setembro, o EMSC registrou um forte terremoto na Argentina. Um tremor de magnitude 6,0 atingiu a área próxima de Salta. O epicentro do terremoto foi localizado a uma profundidade de 200 quilômetros e a aproximadamente 173 quilômetros a oeste de San Salvador de Jujuy, Argentina.