Pesquisadores da Alemanha, EUA e Suíça determinaram que um peixe estudado em vários laboratórios neurobiológicos em todo o mundo sob o nome de Danionella translucida na realidade é uma espécie nova, antes desconhecida, segundo um estudo publicado na revista Scientific Reports.
"Em termos do modo de vida e aparência, este peixe é praticamente idêntico à espécie já conhecida Danionella translucida", disse um dos autores do estudo, Ralf Britz. "Eles têm o mesmo habitat natural, mas suas características internas em algumas partes diferem consideravelmente. Nossas pesquisas genéticas mostram que estas duas espécies são parentes distantes".
O peixe recém-descoberto, que os cientistas chamaram de Danionella cerebrum, tem cerca de 13,5 milímetros de comprimento e habita os rios nos sopés da cordilheira Pegu, em Myanmar. Ele prefere as águas mais frias, abaixo de 30 centímetros de profundidade, com temperaturas de 25ºC.
Nova espécie de modelo de vertebrados acabou de aparecer! Diga olá a Danionella cerebrum.
Embora os cientistas tenham identificado a espécie apenas agora, estes peixes são usados em muitos laboratórios para pesquisas neurofisiológicas.
A característica distintiva do peixe é um cérebro pequeno, o menor de todos os vertebrados. Estes peixes são ainda interessantes porque lhes falta a tampa do crânio, tornando-os modelos ideais para a pesquisa neurofisiológica.
Os pesquisadores esperam que os novos dados ajudem entender o surgimento e evolução dos primeiros vertebrados.