Washington aplicou seu Ato Contra Adversários da América Através de Sanções (CAATSA, na sigla em inglês) contra países como a China e a Turquia por comprarem armas avançadas de fabricação russa.
Chefe do Pentágono instou Nova Deli a evitar a compra de sistemas de mísseis S-400 da Rússia para não ser alvo de sanções norte-americanas.
"Uma pessoa que conhece as autoridades americanas me disse que os documentos para sanções à Índia foram preparados e são mantidos no Departamento de Estado. Serão anunciadas imediatamente após a chegada dos S-400. Eles não pouparam Turquia, segundo me disseram, não nos vão nos poupar", afirmou o político indiano no domingo (26) durante um debate público sobre as relações da Índia com os EUA.
EUA consideram que, enquanto a Índia tem mantido os seus contatos bilaterais com Pequim apesar de o Exército Popular de Libertação (EPL) da China estar se estabelecendo na zona fronteiriça de Ladakh, Nova Deli não deve ter qualquer problema com Washington apesar das sanções, ressaltou parlamentar.
A Índia assinou um acordo de US$ 5,5 bilhões (R$ 30,63 bilhões) para compra de cinco regimentos de sistemas S-400 em 2018.
Os EUA argumentam que, de acordo com o CAATSA, a compra dos S-400 pela Índia "constituirá claramente uma transação significativa, e portanto sancionável, com o setor de defesa russo".
Apesar destas ameaças, Nova Deli tem até agora resistido publicamente às pressões americanas.