O Ministério da Defesa russo informou nesta segunda-feira (27) que interceptou um drone lançado em uma importante instalação militar russa no oeste da Síria.
De acordo com as informações do ministério, o drone foi lançado da província de Idlib, no norte do país, em direção à base aérea de Hmeymim, perto de Latakia, uma província próxima da costa do Mediterrâneo.
O drone, todavia, foi interceptado pelo sistema de armas de defesa antiaérea autopropulsado Pantsir-S de fabricação russa. Nenhuma vítima, dano à base ou área circundante foi relatado.
Sistema de artilharia antiaérea móvel "Pantsir-S" a caminho de Moscou para participar da parada militar em comemoração à vitória na Segunda Guerra Mundial
© Sputnik / Aleksandr Vilf
O sistema de defesa aérea de curto alcance, que se destaca em disparar contra drones de baixa altitude, mísseis e artilharia, teve um sucesso notável na guerra da Síria, derrubando drones e mísseis de cruzeiro disparados por militantes rebeldes islâmicos ou por Israel contra as forças do governo sírio e seus aliados, que incluem a Rússia.
O conflito civil na Síria decorre desde 2011. Em 2017, Moscou anunciou a derrota do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) e o início da retirada de suas unidades do território da Síria.