A descoberta, realizada na Espanha, seria a evidência mais antiga na Europa da cultura Acheuliana, comunicou o Instituto na terça-feira (28).
Após escavar aproximadamente 300 metros quadrados da La Mina, foi encontrada uma grande quantidade de ferramentas de pedra feitas principalmente de sílex e restos de animais, como ossos e dentes.
O IPHES observou que se trata do material de pedra mais antigo na Europa da cultura Acheuliana, também conhecida como a cultura do "machado de mão".
Este ano marca 15 anos de escavações consecutivas em Barranc de la Boella, um local-chave para conhecer as populações humanas europeias de um milhão de anos atrás. Quer saber com mais detalhe quais são as descobertas? Leia toda a história:
Além disso, detalha que é o testemunho de evidências humanas mais antigas já registradas fora da África.
No local, também foram encontrados excrementos fósseis de hiena, que eram muito comuns na região antigamente, e costelas de um mamute, que teria sido esfolado pelos humanos do Pleistoceno Inferior, cerca de um milhão de anos atrás.
As descobertas ocorreram durante a 15ª campanha consecutiva de escavação do desfiladeiro da Boella, que tem como objetivo ampliar e completar a coleção de ferramentas de pedra e recuperar abundantes restos de fauna, sobretudo de herbívoros.