"Vamos ativar no mês de outubro, o mês inteiro de outubro, exercícios do Escudo Bolivariano de forma surpreendente, nas oito Regiões Estratégicas de Defesa Integral [Redi, na sigla em espanhol] e nas 24 Zonas Operacionais de Defesa Integral [Zodi, na sigla em espanhol] [...]. para testar a capacidade de mobilização, movimentação, desdobramento, para testar a capacidade de combate dos quatro componentes [Exército, Marinha, Força Aérea e Guarda Nacional]", declarou Maduro, durante a celebração do 16º aniversário do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (CEOFANB, na sigla em espanhol).
O presidente também comentou que vai ser testada a capacidade "de ativar imediatamente a Milícia Nacional Bolivariana em todas as cidades do país, para defesa territorial".
Durante seu discurso, o presidente da Venezuela denunciou a infiltração de grupos terroristas armados e traficantes de drogas vindos da Colômbia, conhecidos como "Tancol" na Venezuela.
Alerta, Alerta para as FANB! Outubro será o mês da ativação do Escudo Bolivariano 2021 "200 anos da Batalha de Carabobo". Para fortalecer o músculo, o pensamento, a pontaria e a capacidade de implantação; é essencial em tarefas militares. Sempre em alerta!
De acordo com o Maduro, trata-se de grupos de até 100 pessoas "treinadas" e "financiadas" pela Colômbia, que se dirigem à fronteira venezuelana com o objetivo de "dizimar a segurança interna, atacar a população, traficar cocaína colombiana e preparar ataques a alvos militares, policiais, políticos e populares".
Por essa razão, o chefe de Estado advertiu toda a força militar venezuelana a "declarar guerra ao 'Tancol', para ir atrás deles e tirá-los do país, capturá-los e trazê-los a julgamento".