'Exoesqueleto e drones': Rússia avança no desenvolvimento de equipamento futurista para soldados

O equipamento futuro dos soldados das Forças Armadas da Rússia integrará um novo subsistema robótico, disse o comandante das Forças Terrestres da Rússia, Oleg Salyukov.
Sputnik
De acordo com ele, o novo equipamento individual do soldado incluirá mini e micro veículos aéreos não tripulados, exoesqueletos e elementos robóticos, cujos testes já foram realizados este ano.
"Em 2021, em conjunto com empresas da indústria nacionais, foi realizado um extenso trabalho para incorporar um novo subsistema robótico no equipamento de combate dos soldados, que incluirá mini e micro drones, complexos robóticos e um exoesqueleto", disse Saliykov.
O alto comandante russo observou que os militares das Forças Terrestres já dispõem do equipamento de combate Ratnik, na medida do necessário para a realização de tarefas que envolvem a sua utilização, acrescentando que o equipamento Ratnik está sendo constantemente aperfeiçoado.
"Em 2019 foram iniciados os trabalhos no desenvolvimento do equipamento Sotnik [que substituirá o atual Ratnik] onde são projetadas novas armas de pequeno porte, meios de combate corpo a corpo e equipamentos de proteção individual", disse Salyukov em entrevista ao jornal Krasnaya Zvezda.
Por fim, ele revelou que o uso de complexos robóticos nas Forças Terrestres da Rússia está planejado já para 2022.
O Ratnik faz parte de um projeto que visa melhorar as capacidades físicas dos soldados no campo de batalha através da utilização dos mais recentes avanços científicos em sistemas de navegação, visão noturna, de controle do estado psicológico e fisiológico, aplicação de materiais avançados no fabrico do equipamento.
Comentar