Monumento militar da Idade do Bronze é descoberto perto de base de caças F-35 na Noruega

Por estar escondido debaixo do musgo e da vegetação, os especialistas ainda não puderam identificar as dimensões reais do grande túmulo funerário.
Sputnik
Um grande túmulo funerário da Idade do Bronze foi desenterrado no condado norueguês de Trondelag, que abriga a base aérea de caças F-35, de produção norte-americana, e onde foram realizados diversos exercícios da OTAN, segundo a emissora NRK.
De acordo com os especialistas, o propósito do grande monte, de aproximadamente três mil anos de antiguidade, era alertar os potenciais agressores, tal como a atual estação de combate no local.
Por estar escondido debaixo de musgo e vegetação, os especialistas ainda não puderam identificar as dimensões reais do monumento militar.
"O formidável túmulo funerário é muito maior do que pensávamos. Descobrimos os 40 metros de diâmetro e ainda não chegamos ao final [...] Tinha exatamente a mesma função que a base militar atual", observou o historiador Daniel Johansen, ao destacar o papel dissuasivo de ambas as instalações.
As afirmações levam em conta a localização estratégica do túmulo, localizado na foz do fiorde de Trondheim, supervisionando a entrada e saída.
Era claramente visível desde o mar, fazendo com que qualquer agressor potencial pensasse duas vezes antes de proceder com algum ataque, segundo o arqueólogo local Knut Stomsvik.
Fivela encontrada por arqueólogos noruegueses durante a escavação de uma sepultura viking em Trondelag, na Noruega
Há três mil anos, a Noruega acabava de passar da Idade da Pedra à Idade do Bronze. Não existem fontes escritas desta época, e quem construiu o monte ainda é um tema a ser descoberto.
Por sua vez, Johansen sugeriu que a descoberta forneceu outros detalhes da história local, também conhecida por suas conexões com figuras históricas da época viking, como Ola Tryggvason e Olaf II, o Santo, os reis da Noruega que desempenharam um papel importante para que a nação abraçasse o Cristianismo.
Comentar