A pedra de 1.142 gramas está no interior de uma bola acrílica fixada em uma base de madeira e tem várias placas e inscrições.
Homem da Flórida comprou uma placa de madeira em venda de garagem para usar no conserto de suas armas, mas continha a pedra lunar há muito perdida na Louisiana.
Uma delas detalha que o pequeno fragmento corresponde a "uma porção de rocha do vale Taurus Littrow da Lua [...] Era parte de uma rocha maior composta de muitas partículas de diferentes formas e tamanhos, simbolizando a unidade do esforço humano e a esperança da humanidade em um futuro de paz e harmonia", diz o texto.
Como foi encontrada?
O homem responsável pela devolução contou que, vários anos atrás, ele a comprou em uma venda de garagem e planejava usar a madeira da base para reparar uma arma.
Porém, quando ele percebeu a importância da pequena rocha, decidiu devolvê-la. O homem também explicou que "eles [as autoridades do museu] queriam que eu a enviasse [por correio]", mas ele preferiu "entregá-la pessoalmente", e por isso viajou até a Louisiana para devolver a pedra, que agora se encontra no Museu Estadual.
[Exclusivo] Pedra lunar perdida na Louisiana foi encontrada na Flórida graças a uma arma quebrada.
Este fragmento lunar é, na verdade, um dos muitos que foram doados a vários países durante a década de 1970 pela administração do então presidente norte-americano Richard Nixon, como sinal de boa vontade. O destino de 171 outras pequenas rochas como essa, contudo, ainda é desconhecido.