Cidade de Tiro era a antiga capital dos fenícios, a sua história remonta a 5.000 anos atrás. Ela é mencionada várias vezes em muitas fontes escritas, incluindo a Bíblia, e é descrita em todos os registros como um dos mais importantes centros econômicos e políticos da Antiguidade, avança portal Nauka w Polsce.
Durante a recém-concluída temporada de escavações, os arqueólogos encontraram ruínas de uma estrutura maciça construída durante o Império Romano.
Cientistas acreditam que o majestoso edifício era um complexo de templos. O processo de datação determinou que o complexo foi construído durante um longo período e os especialistas destacam duas fases de construção.
A primeira e principal fase remonta ao início do período romano. Na segunda fase, já no período romano tardio, foi conduzida uma reconstrução em grande escala.
As escavações revelaram que o templo tem uma estrutura retangular construída sobre uma plataforma feita de blocos maciços de pedra calcária e arenito, e tinha uma entrada ladeada por duas colunas e um pódio ao lado.
O templo e a área relacionada da cidade sofreram extensos danos e uma reconstrução no início do período bizantino. O templo foi demolido e coberto com uma plataforma onde foi construída uma basílica monumental, no entanto ela foi destruída mais tarde junto com grande parte da cidade por um tsunami no século VI d.C.