Processo de fotossíntese pode ser possível nas nuvens de Vênus, revela novo estudo

Em um recente artigo, pesquisadores se focaram na possível existência de fototrofia em nuvens de Vênus semelhante à terrestre – o processo pelo qual a energia do Sol é capturada e convertida em energia química.
Sputnik
De acordo com o estudo, a fotossíntese poderia ocorrer tanto de dia como de noite nas nuvens venusianas, com as camadas de nuvens médias e baixas recebendo energia solar de modo semelhante ao da superfície da Terra, escreve portal Sci-News.
"Nosso estudo proporciona suporte tangível à potencial [existência] de fototrofia e/ou quimiotrofia causada por microrganismos nas nuvens de Vênus", disse professor Rakesh Mogul, pesquisador do Departamento de Química e Bioquímica da Universidade Politécnica Estadual da Califórnia em Pomona.
Os níveis de acidez e atividade da água se enquadram potencialmente dentro de uma faixa aceitável para o crescimento microbiano na Terra, enquanto a iluminação constante com radiação ultravioleta limitada sugere que as nuvens de Vênus poderiam abrigar vida.
Professor Mogul e seus colegas descobriram que a fotossíntese pode continuar nas nuvens de Vênus durante a noite devido à energia térmica ou infravermelha proveniente da superfície e da atmosfera do planeta.
Nestas condições, a energia da luz estaria disponível tanto acima como abaixo das nuvens, o que poderia fornecer a microrganismos fotossintéticos amplas oportunidades para se diversificarem através das camadas de nuvens.
Tanto a radiação solar como a térmica nas nuvens de Vênus possuem comprimentos de onda de luz que podem ser absorvidos pelos pigmentos fotossintéticos encontrados na Terra.
Comentar