Multimídia

Após 2 anos, fronteira Colômbia-Venezuela está aberta para comércio

Na segunda-feira (4), a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou a "abertura comercial" da fronteira com a Colômbia, no estado de Táchira, a partir de 5 de outubro.
Sputnik
A vice-presidente revelou que esta medida foi ordenada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, após um mês de negociações entre as autoridades do estado venezuelano de Táchira e do departamento de Norte de Santander, na Colômbia.
A passagem fronteiriça binacional foi fechada em 2019 por Maduro em meio à crise política e diplomática entre os dois Estados.
As mídias reportam que os trabalhos de abertura começaram ainda no domingo (3), quando os militares tiraram as cercas metálicas que impediam a passagem pela Ponte Internacional Simón Bolívar. Foram removidos também os contêineres que bloqueavam a travessia da ponte.
1 / 6
Venezuelanos atravessam a Ponte Internacional Simón Bolívar, 4 de outubro de 2021.
2 / 6
Vista aérea para a Ponte Internacional Simón Bolívar após os contêineres colocados como barricadas em 2019 terem sido removidos, 4 de outubro de 2021.
3 / 6
Remoção de um contêiner, que bloqueava a passagem na Ponte Internacional Simón Bolívar entre Cúcuta na Colômbia e San Antonio de Táchira na Venezuela, antes da reabertura da travessia, 4 de outubro de 2021.
4 / 6
Soldados colombianos patrulham os arredores da Ponte Internacional Simón Bolívar, 4 de outubro de 2021.
5 / 6
Operários tapam um buraco onde havia um contêiner bloqueando a passagem na Ponte Internacional Simón Bolívar, 4 de outubro de 2021.
6 / 6
Pessoas autorizadas por razões humanitárias chegam à Ponte Internacional Simón Bolívar após a reabertura da passagem entre Cúcuta na Colômbia e San Antonio de Táchira na Venezuela, 4 de outubro de 2021.
Comentar