'Mais bem preservado do mundo': par de esquis de 1.300 anos é achado em geleira na Noruega (FOTO)

Um esqui pré-histórico de 1.300 anos foi encontrado em uma geleira de 1.000 metros de altura no Parque Nacional Reinheimen, no centro da Noruega.
Sputnik
A descoberta recente combina com outro esqui pré-histórico encontrado em 2014, resultando no par completo de esquis mais bem conservados no mundo, informou a emissora NRK.
Os esquis têm 187 centímetros de comprimento e quase 17 centímetros de sua maior largura. São feitos de bétula, conforme os arqueólogos.
​Durante os sete anos desde então, nós monitoramos a camada de gelo, esperando e rezando para que o segundo esqui do par degelasse. Agora aconteceu! O novo esqui está ainda melhor preservado do que o primeiro! É um achado incrível.
O segundo esqui foi encontrado a apenas cinco metros do local onde foi feita a primeira descoberta. Os arqueólogos usaram um machado de gelo, uma ferramenta que é raramente usada em escavações arqueológicas.
"Isso é incrivelmente raro e percebemos imediatamente que estamos à beira de algo muito especial", disse à NRK o arqueólogo Espen Finstad. "Isso é história mundial. Agora temos um par de esquis inteiro com presilhas."
Finstad disse que a descoberta coloca várias questões: o que aconteceu ao esquiador? Quem era ele? Por que deixou seus esquis tão alto nas montanhas? Aconteceu um acidente?
O arqueólogo sublinhou que nesta região havia vias de tráfego conhecidas. Ele sugeriu que o esquiador poderia ter sido um caçador.
Comentar