Navio da Coreia do Norte com lançador de mísseis é avistado perto da costa do Japão, segundo relatos

A Guarda Costeira do Japão avistou um sistema portátil de mísseis terra-ar em um dos navios de patrulha norte-coreanos que entraram na zona econômica exclusiva do Japão, segundo mídia.
Sputnik
Um dos navios estava equipado com um sistema portátil de mísseis terra-ar, similar ao SA-16, desenvolvido pela União Soviética, com um alcance de 4,5 quilômetros.
Um sistema de mísseis similar estava montado em uma embarcação de reconhecimento da Coreia do Norte que afundou em 2001 próximo da ilha Amami Oshima durante um confronto com um navio-patrulha do Japão.
A primeira vez que um navio norte-coreano com sistema portátil de mísseis terra-ar foi avistado, foi no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste).
A Guarda Costeira japonesa tomou medidas para garantir a segurança dos barcos pesqueiros do país.
Nos últimos anos, escunas de pesca norte-coreanas e chinesas têm surgido frequentemente na zona econômica exclusiva do Japão próximo de Yamatotai, no mar do Japão.
Contudo, em junho, durante a temporada de pesca de lula, as escunas norte-coreanas não entraram na área. Ao invés disso, a Guarda Costeira japonesa começou a avistar navios-patrulha da Coreia do Norte na área, segundo a emissora NHK.
Comentar