O Centro Espacial Kennedy, da NASA, EUA, anunciou na terça-feira (5) que quatro plantas da pimenta chilli na EEI deram frutos.
"Houston, temos pimenta!", lê-se em uma publicação na conta oficial no Twitter.
"As plantas da pimenta chilli que crescem na EEI recentemente deram frutos. As flores foram polinizadas remotamente de forma manual pelas equipes no [Centro Espacial] Kennedy com a ajuda dos astronautas da NASA na estação. Veja à colheita no final do ano", afirma a mensagem.
Os cientistas explicaram que o processo de polinização remota foi realizado com ajuda de ventiladores controlados da Terra, que produziram uma brisa suave sacudindo as flores e assim estimulando a transferência de pólen. No entanto, nem todas as flores em órbita desenvolveram frutos.
Houston, temos pimenta! As plantas da pimenta chilli que crescem na EEI recentemente deram frutos. As flores foram polinizadas remotamente de forma manual pelas equipes no [Centro Espacial] Kennedy com a ajuda dos astronautas da NASA na estação. Veja à colheita no final do ano.
Os autores do projeto sublinharam que o crescimento do chilli no espaço foi menor em comparação com a mesma planta cultivada na Terra por razões que não são ainda totalmente compreendidas.
"Superar os desafios de cultivo de frutas em microgravidade é importante para as missões longas, durante as quais os membros da tripulação precisarão de boas fontes de vitamina C, como a pimenta, para complementar suas dietas", revelou o Centro Espacial Kennedy.
Neste ano, os astronautas farão duas colheitas: a primeira no 100º dia, no fim de outubro, e a segunda no 120º dia, no início de novembro. Os astronautas desinfetarão as pimentas, comerão uma parte de colheita e o resto enviarão à Terra para análises.