O lago se situa em uma altitude de 4.730 metros e tem uma área de superfície de 2.020 quilômetros quadrados. Namtso, que significa "o lago do céu" em tibetano, não é apenas um famoso destino turístico, mas é também uma área importante de pesquisa, avança CGTN.
Desde o início da expedição que começou no mês de agosto, a equipe tem realizado um estudo abrangente e sistemático de pinturas e gravuras rupestres na região despovoada do norte do Tibete em Namtso e suas áreas vizinhas.
Pesquisa revela tesouro misterioso na área do lago Namtso no Tibete.
Evidências substanciais revelaram as abundantes implicações históricas dos intercâmbios entre os nômades do planalto e outros grupos étnicos.
"Descobrimos recentemente que os estilos de muitas pinturas rupestres não só contêm [elementos] de cultura tibetana primitiva, mas também da [etnia] han primitiva, e além disso descobrimos inscrições de caracteres chineses", disse o professor Tang Huisheng, do Departamento de Arqueologia da Escola de História e Cultura da Universidade Normal de Hebei e diretor do Centro Internacional de Datação de Arte Rupestre.
Especialistas também descobriram muitos fragmentos de antigas ferramentas de pedra, túmulos de pedra e locais de sacrifício no norte do Tibete, que são de grande importância para o entendimento da cultura nômade no norte do Tibete.
Cientistas realizaram o primeiro trabalho de datação científica de pinturas rupestres na ilha Zhaxi – um famoso destino turístico de Namtso.