O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de 12 helicópteros de combate naval Lockheed Martin MH-60R Seahawk para a Austrália, junto com equipamentos e serviços relacionados, informou o Pentágono na sexta-feira (7).
De acordo com os militares, a aprovação foi precedida por um pedido de Camberra. O valor total estimado da compra é de US$ 985 milhões (R$ 5,4 bilhões).
"A venda proposta apoiará os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos. A Austrália é um de nossos aliados mais importantes no Pacífico Ocidental. A localização estratégica deste poder político e econômico contribui significativamente para garantir a paz e a estabilidade na região", conforme o comunicado.
Os militares norte-americanos caracterizaram o desenvolvimento da capacidade defensiva da Austrália como um "interesse vital" para Washington. Foi informado que a possível venda "não mudará o equilíbrio militar básico da região".
A Marinha australiana já possui 24 desses helicópteros, de acordo com a Australian Defense Magazine.
Desenvolvido ao longo da década de 1990, o helicóptero MH-60R é uma versão atualizada do modelo Sikorsky SH-60, que realizou seu primeiro vôo em 1974.
A aeronave pode operar a partir de fragatas, destróiers, cruzadores e porta-aviões e é uma máquina multimissão, conveniente tanto para a guerra antissubmarino e antissuperfície, como para operações de busca, de comando e de controle, segundo o fabricante.