Primeiro presidente do Irã, Abolhassan Banisadr morre aos 88 anos em Paris

Abolhassan Banisadr, primeiro presidente do Irã após a Revolução Islâmica de 1979, morreu aos 88 anos, informou mídia local.
Sputnik
De acordo com um comunicado divulgado por sua família, ele faleceu em um hospital em Paris devido a doença prolongada.
Antes da presidência, Banisadr foi ministro das Relações Exteriores no governo interino formado logo após a monarquia ser abolida no Irã. 
Banisadr não permaneceu muito tempo no cargo. Em 1981 ele foi alvo de impeachment, supostamente devido a suas políticas liberais e oposição aos clérigos islâmicos. 
Banisadr, um ativista político que apoiou o aiatolá Ruhollah Khomeini durante a revolução iraniana, foi eleito presidente em fevereiro de 1980 enquanto os clérigos estavam consolidando seu poder à custa de grupos revolucionários de esquerda e nacionalistas.
Como as tensões aumentaram entre esquerdistas e clérigos, Banisadr foi visto como um político não-clerical leal a Khomeini, mas também apoiando o direito de todos os grupos de atuarem sem obstáculos, escreve portal Iran International.
Assim que os confrontos de rua entre as forças clericais e os grupos de oposição se intensificaram, Banisadr foi forçado a fugir do país e a viver no exílio em Paris por 40 anos.
Comentar