Pequim rotula ex-premiê australiano de 'político deplorável' após comentários anti-China em Taipé

Durante o seu discurso no Fórum de Yushan anual em Taipé na sexta-feira (8), o ex-premiê australiano Tony Abbott fez várias observações sobre as incursões da Força Aérea chinesa na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan.
Sputnik
O político sugeriu que em breve Pequim poderia intensificar essas atividades.
Por sua vez, a embaixada da China na Austrália declarou em 9 de outubro que o ex-primeiro-minstro australiano era um político "falho e lamentável", cujo "desempenho insano" na conferência em Taiwan expôs sua atitude anti-China.
"Tony Abbott é um político falho e lamentável. Seu recente desempenho desprezível e insano em Taiwan expôs totalmente suas feições hediondas anti-China. Isso só vai desacreditá-lo ainda mais", lê-se no comunicado.
Estas observações surgiram depois de Abbott dizer que a China poderia em breve atacar "desastrosamente", dado o abrandamento da sua economia, quebra das finanças e o envelhecimento da população.
Bombardeiros H-6 da China voando em formação (imagem referencial)
A visita do ex-premiê a Taipé causou agitação no governo federal australiano. Um ministro questionou se a presença de Abbott era necessária em meio a tensões cada vez mais agudas com Pequim, escreve portal ABC News.
A visita de Abbott a Taiwan ocorreu enquanto a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (ELP) da China tem intensificado voos de aeronaves militares dentro da zona de identificação de defesa aérea da ilha autogovernada.
Comentar