O Ministério das Relações Exteriores da Rússia fez uma proposta aos EUA para suspender mutuamente todas as restrições às operações das missões diplomáticas dos dois países que foram impostas nos últimos anos.
Durante reunião com a subsecretária de Estado dos EUA, Victoria Nuland, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, afirmou nesta terça-feira (12) que a Rússia não deixará ações hostis contra Moscou sem resposta, mas observou que o Kremlin não pretende aumentar ainda mais as tensões entre os dois países.
"[Discutimos] o estado e as perspectivas de desenvolvimento das relações entre os dois países. Prestamos atenção especial às questões relacionadas ao funcionamento das missões estrangeiras russas e norte-americanas nos dois territórios [...]. Propomos remover todas as restrições que foram impostas aos dois lados nos últimos anos", disse o MRE russo em nota.
Ryabkov disse a Nuland que a continuação da "linha de confronto" de Washington nas relações com Moscou poderia deteriorar ainda mais os laços Rússia-EUA.
"É necessária uma abordagem realista, o que implica construí-los com base nos princípios de igualdade e consideração mútua dos interesses de cada um", acrescentou o ministério.
Subsecretária de Estado dos EUA, Victoria Nuland (segunda da esquerda), se encontra com o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez, em 28 de junho de 2021
© AP Photo / Jorge Saenz
Relação reestabelecida
Nesta terça-feira (12), Victoria Nuland iniciou seu trabalho de dois dias em Moscou. Recentemente a Rússia removeu Nuland da lista negra, após EUA concordarem em suspender a restrição similar contra um cidadão russo.
Nuland é uma das principais especialistas do governo norte-americano para a Rússia e países da antiga União Soviética. Nuland deve discutir questões bilaterais, regionais e globais durante sua visita de dois dias a Moscou.