Marinha do Irã repele ataque de piratas a petroleiros no golfo de Áden (VÍDEO)

A Marinha iraniana repeliu no sábado (16) um ataque de piratas a petroleiros no golfo de Áden, no Oceano Índico.
Sputnik
"A 78ª Frota da República Islâmica do Irã, composta pelo destróier Alborz, foi atacada esta manhã [16] por cinco embarcações piratas enquanto escoltava dois petroleiros iranianos", informou o almirante Shahram Irani à FARS News.
De acordo com Irani, os piratas foram forçados a se retirar após um confronto intenso com as forças persas. O chefe militar descreveu ainda o incidente como terrorismo marítimo.
"Graças à ação eficaz dos marinheiros, os dois navios-tanque passaram com segurança pelo golfo de Áden", afirmou Irani, acrescentando que os navios estão agora transitando pela área "com total segurança", citado na matéria.
A mídia iraniana publicou hoje imagens que afirmam mostrar a Marinha do Irã repelindo piratas enquanto eles tentavam assumir o controle de petroleiro iraniano no golfo de Áden.
A Marinha do Irã tem patrulhado o golfo de Áden desde novembro de 2008, em concordância com os esforços internacionais antipirataria, garantindo a segurança das embarcações iranianas e de outros países na região. Até hoje, os militares iranianos já conseguiram evitar vários ataques.
O golfo de Áden, também conhecido como golfo da Somália, é uma rota importante entre os continentes da Ásia e da África para o trânsito de petróleo do golfo Pérsico. Contudo, no século XXI tornou-se uma rota perigosa devido aos frequentes ataques de piratas somalis.
Comentar