Restos de 'monumental' muralha romana citada por Júlio César são encontrados na Espanha (FOTOS)

Os trabalhos arqueológicos relacionados às obras de construção de um hotel de luxo na cidade de Sevilha revelaram um "monumental" trecho de uma muralha da antiga Hispalis, nome dado a Sevilha quando era colônia romana, há mais de 2.200 anos.
Sputnik
A muralha foi citada por Júlio César e por outras fontes escritas, porém seus vestígios palpáveis jamais haviam sido encontrados, até a nova descoberta.
O arqueólogo Álvaro Jiménez Sancho, responsável pelo projeto de escavação, declarou à Europa Press que as escavações começaram em fevereiro e transcorreram "simultaneamente" às primeiras obras de construção do sótão de serviços do hotel.
​A aparição da muralha romana resolve o grande mistério arqueológico de Sevilha. Margot Molina, El País 14.10.2021.
Trata-se de um recinto com terrenos "muito macios e instáveis" que apresentam "uma diferença de nível" de aproximadamente quatro metros entre um extremo e outro, detalhe que desde o primeiro momento despertou a "intuição" dos arqueólogos de que poderia haver a presença de estruturas da antiga muralha da Hispalis romana.
"A cidade romana foi varrida do mapa nas etapas posteriores, pois foi usada como pedreira", explicou Jiménez Sancho.
Segundo o arqueólogo, trata-se de uma descoberta importante, pois Sevilha conserva muito poucos vestígios da época romana.
Os restos da muralha, composta de silhares de pedra calcária procedente do planalto dos Alcores, contam com a proteção legal e o projeto técnico do futuro hotel foi modificado para não os danificar e serem integrados em seu pátio para serem apreciados.
Comentar