Sua família informou sobre o acontecimento através da conta de Facebook de Powell, divulgando que o mesmo estaria completamente vacinado.
General Colin L. Powell, ex-secretário de Estado dos EUA e ex-presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA [JCS, na sigla em inglês], morreu esta manhã [18] devido a complicações da COVID-19. Ele estava completamente vacinado. Queremos agradecer à equipe médica do Centro Médico Nacional Walter Reed pelo seu trabalho no tratamento. Perdemos um marido, pai e avô extraordinário e amável, e um grande norte-americano. A Família Powell
Powell foi o primeiro norte-americano a servir o país em ambos os cargos.
Colin Powell foi o primeiro secretário de Estado negro. Antes, serviu como conselheiro de Segurança Nacional durante o final da presidência de Ronald Reagan, e tornou-se o mais jovem e primeiro presidente negro do Estado-Maior Conjunto dos EUA durante a presidência de George H.W. Bush. Durante esse período, foi responsável por monitorar as invasões dos EUA no Panamá e no Kuwait, afim de repelir as forças iraquianas em 1991.
Ele era um político bastante popular, e chegou a ser considerado um forte candidato ao cargo de presidente dos EUA.
Sua reputação foi abalada durante seu mandato como primeiro secretário de Estado da administração de Bush. Powell apresentou falta de estratégia diante das Nações Unidas para defender a guerra no Iraque. Mais tarde, ele chamou essa decisão de uma "mancha" em seu currículo.