Argentina mantém conversas com Índia sobre possível compra de caças Tejas

Anteriormente, a mídia paquistanesa informou que a Argentina estava interessada na compra de caças JF-17, originalmente desenvolvidos pela China, com o Paquistão sendo o principal cliente e parceiro de produção.
Sputnik
A aeronave é o principal caça da Força Aérea do Paquistão, somando mais de 100 aparelhos, além da Nigéria e de Mianmar, que também contam com o caça.
O Ministério da Defesa argentino, por sua vez, anunciou que tem um orçamento de US$ 664 milhões (R$ 3,6 bilhões) para adquirir novos caças. Em uma entrevista no portal Infodefensa, o comandante da Força Aérea argentina, brigadeiro Xavier Julian Isaac, afirmou que a instituição havia recebido ofertas de novos caças da Rússia e da China, além de aguardar propostas dos EUA e da Índia.
Caça Tejas da Força Aérea da Índia
Entretanto, Isaac ressalta que a Argentina tem um compromisso com a Índia, "que pretende oferecer os caças Tejas, mas seriam apenas as primeiras conversas". Além disso, Xavier Julian Isaac enfatiza que a Força Aérea pretende receber todas as propostas até o final deste ano e, até "o primeiro trimestre de 2021", o país decidirá sobre a nova aeronave e seu financiamento.
De acordo com Isaac, a Argentina procura um caça supersônico de quarta geração. Além disso, ele destacou que qualquer negócio com empresas estrangeiras teria que incluir cooperação industrial, envolvendo acordos de compensação e obrigando o fornecedor estrangeiro escolhido a investir uma parte do valor do contrato no país do cliente.
Comentar